14 fevereiro 2009

Preview Oscar 2009 - "Silêncio, por favor!"

O Leitor de Stephen Daldry

Tem dias em que acredito que é possível sorrir, apesar de tudo... tem dias que realmente quero isso.
Há momentos, dentro destes dias, que imagino ser impossível manter essa expressão. E assim caminho.
Choro, corro, canto... e, sempre que dá, grito.
E é nesse grito que eu ponho pra fora tudo o que eu queria te dizer e que você nem sempre merece ouvir. É com ele também que engulo todas as coisas que nos mantém longe e tudo aquilo que dói constantemente, mas que não precisa ser dito nem mostrado.

Manter a cautela sempre.
(...)
Tem sido nosso refúgio. Um resguardo de nós mesmos para com o mundo e com a gente. Motivo de nossas brigas e de meus tremores. Mas sustento de nossa cria... ahhh menina tão frágil e de beleza rara, mas que preservamos como a um filho ou um objeto muito valioso que se pudesse quebrar com um simples sopro. A batizamos de felicidade. Assim, sempre que estamos juntos a colocamos no colo e cuidamos de alimentá-la ao máximo, para que não sinta fome em nossa ausência, e para que nunca se esqueça de nós quando distante.

E ainda assim eu grito.
É preciso as vezes.
Como é preciso agora... como foi há poucas horas... mas passou. E agora apenas o silêncio quer se manter presente. Mal consigo falar, parece que, se preciso fosse, eu teria de fazer uma força enorme para que qualquer som saísse de minha boca.
Mas ainda assim, tento cantarolar uma canção que gosto... que me faz querer sorrir... que me lembra você. E, apesar de meus lábios se mexerem numa sincrônia desengonçada, não há som.
Melhor assim, calado.
Esse silêncio já estar a fazer muito barulho em meu quarto... gritando aqui dentro... e preciso acreditar (sempre) que sou eu mesmo, minha melhor companhia.


(Kate Winslet e Sthephen Daldry, me venceram com este "The Reader", do mesmo modo que o mesmo Daldry junto com a Julianne Moore o fizeram em "As Horas", com o silêncio. E é exatamente como estou me sentindo agora, algo como 'vencido pelo silêncio'. E faz exata uma semana que eu o assisti.)
Obs.: A propósito, dou meu Oscar a ela esse ano.

Nenhum comentário: