23 fevereiro 2011

Crítica de Ari Lins Pedrosa - Livro "Ser Poesia" de Márcio Dorvillé

No início do mês eu recebi uma crítica de um livro que nunca publiquei... essa crítica veio do autor paraibano (residente desde sempre em Alagoas) Ari Lins Pedrosa cujo livros eu lia na minha infância e adolescência. Com aproximadamente 12 livros publicados, sempre admirei sua escrita.
Fiquei muito contente com as palavras dele e foi isso também que me deu um novo gás para continuar trabalhando algo que tanto gosto de fazer... sem mais, segue um trecho da critica.

"Ser Poesia de Márcio Dorvillé"

(...) A poesia é a arte de ver. Ver sempre o novo (mesmo nas formas velhas), com um Ah!!! de admiração, é por isto, que colocamos na luz da nossa poesia, um olhar diferente em tudo.

O livro de Márcio Dorvillé, abre um novo Ah!!! (no espaço e na admiração), não podemos cobrar uma maturidade, mas é visto uma maturação poética, tudo isto é necessário, como um bom vinho, a maturação faz parte da vida. Agora no tocante a técnica poética, deixa traços modernistas, na linha de Oswald de Andrade (poesia e prosa no mesmo texto), sem ferir o conteúdo latente da idade, numa busca do novo, apoiado no dorso das velhas formas.

Na poesia de Márcio Dorvillé há avidez, mas uma avidez metálica, sem a doçura infiel da solidão, que desgasta o ser, tornando este doce um azedume. Este poeta em fase de explosão, tem idéias ricas e luminosas, quando mostra o ser, no seu melhor estado - o frágil.

Márcio Dorvillé, sua poesia deve ser de uso continuo, sempre mostrando a verdadeira identidade deste mundo frio, cheio de aço até nos corações.

Ari Lins Pedrosa
Janeiro - 2011

Obrigado Ari, foi importante para mim.

Um comentário:

Desa ਏਓ disse...

Você é ridículo!
Nunca me falou desse livro.

Enfim, sou sua fã.
beijo.